18 de agosto de 2012








Dia da mancha
Terça-feira, 28 de agosto de 2012 às 08:00
Local: Clínica da Família Nildo Aguiar


O Dia da Mancha é realizado com o objetivo de falar sobre a Hanseníase para que seja possível identificar casos suspeitos e buscar tratamento precoce, evitando que ela seja descoberta muito tarde e possa trazer sequelas.





Haverá atividades com intuito de alertar a população sobre quais os sinais e sintomas, como se transmite e o tratamento da hanseníase. Além de testes para detecção da doença

Atividade de escovação com a distribuição de kits de saúde bucal e também agendamento de preventivos




DESCRIÇÃO DA DOENÇA


A hanseníase é uma das mais antigas doenças que acomete o homem. As referências  mais remotas datam de 600 anos Antes de Cristo, e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, podem ser consideradas o berço da doença
 A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, bacilo descoberto em 1873 pelo médico Amaneur Hansen, na Noruega. Em homenagem ao seu descobridor, o bacilo é também chamado de Bacilo de Hansen. O bacilo de Hansen é um micróbio que apresenta afinidade pela pele e nervos periféricos.
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente as pessoas em faixa etária economicamente ativa comprometendo seu desenvolvimento profissional e/ou social. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade do bacilo penetrar a célula nervosa e também ao seu poder imunogênico.
Atualmente a hanseníase tem tratamento e cura.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. Gen. Americano Freire, S/N - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-9344

Tecnologia do Blogger.