1 de maio de 2016

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

CURIOSIDADES SOBRE O VÍRUS E COMO FOI O DIA "D" NA CFNA

Na CFNA a população compareceu em peso! Mas também não deixaram de vacinar nos nossos Postos de Vacinação externos. Neste dia além da vacinação contra a Influenza, tiveram outras atividades como captação de sintomáticos respiratórios, coleta de preventivo, emissão do Cartão Nacional do SUS em cartão, Acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família e Família Carioca e atividades de apoio à amamentação.
Para quem ainda não vacinou, não perca tempo! Vá ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa!
Relembrando! Público Alvo:
  • Gestantes;
  • Idosos (Apartir dos 60 anos);
  • Crianças (de 6 meses à menores de 5 anos);
  • Pessoas com doenças crônicas;
  • Profissionais da Área de Saúde;
  • Indígenas;
  • Mulheres com até 45 dias de pós parto.



"Influenza, ou mais conhecida como gripe, é uma doença febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Caracterizada pelos seguintes sintomas: febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular, tosse seca, dor de garganta e coriza, variando de pessoa para pessoa. 
A infecção dura, geralmente, uma semana, mas alguns sintomas podem persistir mais uns dias.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. "


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. Gen. Americano Freire, S/N - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-9344

Tecnologia do Blogger.